O transporte de cargas é um setor crucial, pois atende vários segmentos de mercado, a partir de diversas modalidades. Em função disso, é imprescindível que o setor inove e implemente em suas operações novas estratégias que otimizem e facilitem cada etapa e assim gere valor aos clientes. Dessa forma, existem atualmente duas importantes formas de entregas, os quais realizam a maioria das operações, trata-se do transporte de cargas dedicada e fracionada.
Neste sentido, a fim de entender melhor este assunto, a seguir entenderemos a diferença entre os transportes de cargas dedicado e fracionado. Confira:
Transporte de Cargas Dedicado
A saber, o transporte de cargas dedicado é uma modalidade que tem como característica a exclusividade do veículo, ou seja, as mercadorias a serem transportadas é de um único cliente. Além do mais, outra característica desse transporte é a movimentação de algumas cargas como as especiais, urgentes e em grandes quantidades.
Sendo assim, este serviço funciona da seguinte maneira: a transportadora coleta a carga nos armazéns ou centro de distribuição e o leva até o destino final. Isso ocorre sem paradas, ou seja, não há divisão do traslado com outras mercadorias, além de não ser necessário o preenchimento do compartimento do veículo.
Em relação às principais vantagens estão os serviços personalizados, exclusividade, urgência nas entregas, maior qualidade nos processos, rastreabilidade e mais segurança para as mercadorias. Já entre as cargas que se encaixam nesta modalidade estão por exemplo, as emergenciais, perigosas, produtos em lançamento, perecíveis, materiais de campanhas publicitárias e outros.
Diante disso, esse transporte tem como objetivo realizar entregas de um único cliente por vez, a fim de garantir mais qualidade e segurança para determinadas mercadorias. Por isso, é necessário que às vezes se utilize do modal aéreo ou da multimodalidade, já que existem entregas com prazos curtos e que precisam ser realizados em até 24 horas
Transporte de Carga Fracionado
Já sobre o transporte de cargas fracionado, diferentemente do transporte dedicado, este é direcionado para cargas em pequenas quantidades e que não ocupem todo o espaço do veículo. Isso porque, caso essas encomendas fossem realizados por outro tipo de modalidade, se tornaria inviável, principalmente por conta do custo-benefício.
Devido a isso, a operação fracionada é realizada por meio de diversas coletas de entregas e de diferentes clientes, algumas vezes em veículos menores, para várias regiões. Com isso, após a coleta, as mercadorias são armazenadas em um galpão e quando alcançada a ocupação máxima do veículo, ocorre a transferência até a base de destino. Em seguida, são separados os materiais por lotes e por fim são preparadas as entregas até o consumidor final.
Posto isso, entre as principais vantagens do transporte fracionado estão o menor custo dos fretes, já que o mesmo será rateado entre os clientes, em geral, dividido conforme o volume, peso e distância percorrida. Assim também, garante qualidade nos processos e maior segurança, visto que é primordial a transportadora contar com um seguro de cargas para realizar esse tipo de serviço.
Ademais, deve-se considerar a realização de um planejamento logístico, com rotas pré-estabelecidas que visam respeitar o prazo de entrega de cada mercadoria, já que qualquer atraso afetaria todos os envolvidos nesse processo.
Por essa razão, o objetivo deste transporte é reunir múltiplas mercadorias que serão feitas a partir do modal rodoviário. E por se tratar de entregas com mercadorias de diferentes clientes, é preciso ter organização e planejamento, no intuito de assegurar que tudo seja feito em conformidade com o prazo estipulado de cada mercadoria.