Veja dicas primordiais para aumentar a segurança nas operações do transporte de cargas

Wednesday, 20 December 2023

A segurança no transporte de cargas é questão de extrema importância para garantir a integridade dos produtos, a proteção de todos os envolvidos nas operações e bem como a eficiência das atividades. Com isso, ao adotar os procedimentos adequados garantem a segurança nesse processo a fim de evitar perdas financeiras e danos aos produtos. Dessa forma, protege-se os bens, minimiza os riscos e, consequentemente, garante a integridade das mercadorias. 

Diante do exposto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, a Overfast elenca algumas dicas primordiais para aumentar a segurança nas operações do transporte de cargas. Confira:

Planejamento Logístico

Primeiro de tudo, nas operações do transporte de cargas é necessário a realização de um planejamento logístico minucioso, considerando diversos fatores como rotas seguras, condições climáticas e infraestrutura das estradas, além dos horários adequados e restrições para evitar situações de risco. Por isso, o ideal é a utilização dos sistemas de navegação atualizados que forneçam informações em tempo real sobre o tráfego e condições da estrada.

Seleção rigorosa de motoristas, treinamento e capacitação

Realize uma seleção criteriosa de motoristas, verificando histórico profissional, antecedentes criminais e habilidades técnicas. Isso porque, os motoristas experientes e bem treinados contribuem significativamente para a segurança. Além disso, ofereça treinamentos regulares para motoristas, equipe de carga e descarga, enfatizando práticas seguras, procedimentos de emergência e uso correto de equipamentos. E eduque-os sobre como reconhecer situações de risco e de como agir preventivamente em caso de emergência.

Manutenção Preventiva

Mantenha uma programação constante de manutenção preventiva para os veículos da frota. Em virtude que, veículos em boas condições mecânicas normalmente são menos propensos a acidentes. Além do mais, previne acidentes ou paradas por falhas nas peças ou equipamentos. Elabore um cronograma de manutenção e sempre verifique as condições antes dos veículos saírem para alguma viagem.

Monitoramento em Tempo Real

O uso de tecnologias de rastreamento e monitoramento em tempo real  é fundamental, pois serve para acompanhar a localização da carga e bem como identificar qualquer desvio ou problema imediatamente, para buscar soluções hábeis. 

Seguro Adequado

Deve-se realizar a contratação de um seguro de carga adequado e abrangente, o qual possa cobrir diversos tipos de incidentes, incluindo roubo, danos acidentais, e outras eventualidades, visto que, isso é uma maneira de proteger financeiramente os negócios. Lembrando que, alguns seguros são obrigatórios nas atividades do transporte rodoviário de cargas.

Proteção Física

De modo geral, recomenda-se o uso de dispositivo de segurança, tais como lacres, selos e travas, no intuito de proteger a carga contra acesso não autorizado durante o transporte de cargas. Com isso, assegura um aumento significativo na segurança das operações. 

Armazenamento Seguro

Certifique-se de que os locais de armazenamento e as instalações de carga e descarga tenham medidas de segurança adequadas, exemplo disso, é a utilização de câmeras de vigilância, iluminação adequada e controle de acesso.

Procedimentos de Emergência

Desenvolva e treine procedimentos de emergência para lidar com situações como acidentes, roubos ou desastres naturais. Dessa forma, garante que a equipe esteja preparada para agir rapidamente em caso de necessidade.

Atualização Tecnológica

Tem sido cada vez mais importante a implementação de tecnologias avançadas de segurança disponíveis no mercado, como sistemas de monitoramento avançado, sensores de impacto e dispositivos antifurto. 

Comunicação Efetiva

Estabeleça canais de comunicação eficazes entre motoristas, equipes de logística, centros de controle e autoridades relevantes para agilizar a resposta a eventos adversos, a fim de que se tome decisões mais rápidas e, assim, evitem maiores problemas. 

Portanto, ao implementar essas dicas, as empresas de transporte de cargas podem reduzir significativamente os riscos e garantir operações mais seguras e eficientes.

Dúvidas?

Fale com nosso time de expecialistas