O setor do transporte de cargas está em constante evolução e mudança, principalmente ao longo dos últimos anos, com o crescimento da tecnologia nas operações logísticas e das entregas feitas para o comércio eletrônico. Sendo assim, quando falamos em tendências e previsões sobre este setor, é necessário primeiramente entender que essa é uma questão que acompanha as mudanças nas demandas. Isso significa que, o que determina a atuação de mercado são basicamente as necessidades e exigências dos clientes e bem como dos consumidores finais, além das regulamentações governamentais.
Dessa maneira, para saber mais sobre este assunto, a seguir, listamos algumas das principais tendências e previsões para o setor do transporte de cargas. Confira e saiba mais:
Digitalização e Automatização
A digitalização e a automatização são os principais fatores de transformação do setor de transporte de cargas por meio dos recursos tecnológicos. Dado que, atividades como automação dos processos, gestão das frotas, rastreamento de cargas e agendamento de entregas, estão se tornando cada vez mais comuns nas operações, consequentemente aumentando a eficiência, ao mesmo tempo que reduz os erros e falhas operacionais.
IoT (Internet das Coisas)
A IoT desempenha um papel fundamental na otimização das operações de transporte de cargas. Dessa forma, sensores em veículos e mercadorias podem coletar dados em tempo real, além de fornecer informações sobre a condição das cargas, o desempenho dos veículos e outros fatores pertinentes que melhoram o planejamento das operações e a manutenção dos veículos.
Veículos Autônomos
Os veículos autônomos tem avançado bastante em termos de pesquisa e desenvolvimento no setor logístico. No entanto, a implementação desse tipo de veículo em larga escala pode demorar um pouco mais para acontecer. Por isso, espera-se que, no futuro, esses veículos sejam utilizados para os mais diversos tipos de demandas do transporte de cargas, o que certamente, deve reduzir os custos operacionais e garantir melhorias na segurança.
Sustentabilidade e Logística reversa
O tema sustentabilidade tem sido desenvolvido constantemente nas operações logísticas, especialmente no que diz respeito às emissões de carbono. Isso porque, muitas empresas do setor estão adotando estratégias sustentáveis, como o uso de veículos mais ecológicos que não emitem poluentes, tais como os caminhões elétricos.
Além disso, exploram soluções para torná-las mais sustentáveis, como a digitalização que diminui o uso de papel, por exemplo. É importante ressaltar que as ações sustentáveis também são impulsionadas por regulamentações mais rígidas.
Em razão disso, à medida que a conscientização ambiental cresce, outra questão importante tem evoluído, a logística reversa. Neste sentido, as empresas estão desenvolvendo soluções para o retorno eficiente de produtos e resíduos. Assim, essa logística funciona como inverso à tradicional.
Crescimento do e-commerce
O crescimento do comércio eletrônico está aumentando a demanda por serviços de transporte de cargas, sobretudo no último trecho da entrega. Com isso, devido a alta demanda deste segmento, as transportadoras têm se adaptado e diversificado as formas de entregas para garantir que atenda todas as necessidades de forma eficaz.
Tecnologia de Blockchain
O uso da tecnologia de blockchain está se expandindo no setor de transporte de cargas. De maneira geral, isso tem como objetivo melhorar a rastreabilidade das mercadorias, combater a falsificação, roubos de cargas, simplificar os processos de pagamento e aumentar a segurança nas transações.
Integração de Dados e Plataformas
A integração de dados e o uso de plataformas são processos que geralmente conectam todos os colaboradores da cadeia de suprimentos. Logo, isso melhora a visibilidade e a coordenação nas operações.
Portanto, compreende-se que as tendências e previsões para o setor do transporte de cargas são os mais variados e estão em constante evolução dependendo das demandas de mercado. Devido a isso, as empresas que desejam ter sucesso nesse setor devem estar atentas a essas tendências e saber exatamente como adaptar suas estratégias conforme suas mudanças do mercado.