A atuação no transporte de cargas exige que as atividades sejam realizadas com qualidade e eficiência, principalmente para quem deseja obter crescimento de mercado. Contudo, nas operações logísticas existem alguns desafios, e por isso, é primordial que se tenha atenção redobrada para solucionar os gargalos.
Desse modo, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir veja 5 dicas fundamentais para realizar o transporte de cargas.
1 – Faça um planejamento
Primeiramente, para realizar o transporte de cargas deve-se dispor de um planejamento que possibilite organizar o processo com a finalidade de evitar ou solucionar problemas, e ainda definir formas de alcançar as metas.
Com isso, recomenda-se utilizar os dados disponíveis para auxiliar no planejamento, assim, informações como faturamento médio por cliente, ticket médio dos fretes e custos com combustível ajudarão traçar as metas, por exemplo.
Além disso, o planejamento ajuda a saber o momento exato de fazer as revisões das frotas, trocar ou realizar o rodízio de pneus e outras questões relevantes da transportadora. Outro ponto importante é a criação de planos de ação de curto, médio e longo no intuito de garantir maior eficiência das operações.
2 – Defina metas
A definição de metas é uma das principais maneiras de incentivar a equipe e de ajudar na busca por crescimento de mercado. Neste sentido, é possível definir as metas a partir de indicadores de desempenho, o qual também permite acompanhar e ajustar as ações de acordo com os resultados.
Só para exemplificar, existem metodologias que proporcionam maior sucesso no alcance de metas, como é o caso do modelo SMART, que é referência neste assunto. De modo geral, este método explica que a meta tem que ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Sendo assim, as metas têm que ser viáveis e devem incentivar os funcionários, desde que sejam escritas de maneira positiva. Além do mais, deve-se averiguar constantemente as ações que estão sendo realizadas, a fim de de modo efetivo ou ainda se precisam de ajustes.
3 – Utilize tecnologia
O investimento em sistemas tecnológicos é estratégia cada vez mais crucial para o setor de transporte de cargas. Isso porque, ele auxilia na execução de tarefas rotineiras tornando-as automatizadas, já que ampliam a visibilidade das operações, reduzem falhas e melhoram os resultados. Por essa razão, proporciona diversas vantagens, dentre as quais estão o monitoramento em tempo real, otimização das rotas, prazos de entregas eficazes e diminuição de custos.
4 – Controle gastos
Os gestores devem ter total conhecimento e controle sobre o financeiro da transportadora e assim verificar todos os custos das operações e identificar gargalos que possam ocasionar em problemas. Dessa forma, recomenda-se evitar o uso de dinheiro ou reembolso com notas ou recibos, priorizando usar sistemas que possibilitem o controle e rastreamento, como por exemplo, cartões de combustível e rastreamento.
Devido a isso, para evitar transtornos com gastos excessivos com manutenção e combustível, existem métodos que otimizam o processo, tais como:
- Calendário de manutenção da frota;
- Rotas eficientes;
- Veículos novos; e
- Gerenciamento de pneus.
Estes são alguns dos procedimentos que contribuem na questão de redução de custos e ainda colaboram com melhorias no processo logístico.
5 – Gestão de riscos e perdas
A gestão de risco no transporte de cargas trata-se do conjunto de ações que envolvem planejamento. Entretanto, o foco não é apenas na execução de atividades, mas na previsão de adversidades que surjam durante o trajeto de entrega.
Em função disso, uma boa gestão deve passar por todas as etapas do processos, começando pelo armazenamento, passando pela distribuição, até chegar na fase de entrega. Logo, a otimização de custos e a qualidade nos serviços prestados ocorrerão naturalmente.
Posto isso, para que o planejamento de riscos e perdas seja eficaz, é preciso investir em treinamentos aos colaboradores, visto que assim executarão melhor suas atividades, além de entender como funciona essa gestão.
Portanto, essas são algumas dicas importantes para que o transporte de cargas seja realizado corretamente. Pois, a aplicação desses procedimentos na maioria das vezes trazem melhores resultados às transportadoras.