Perspectivas para o transporte rodoviário de cargas no Brasil em 2022

Monday, 25 July 2022

Há mais de dois anos a pandemia da Covid-19 mudou o cenário mundial, principalmente no que diz respeito aos setores da economia, levando o país a uma das piores crises da história. Com isso, muitos são os setores que têm buscado superar esse período desafiador, e quando o assunto é transporte de cargas, tem existido ainda mais preocupação por conta do aumento do diesel e inflação em alta. Porém, mesmo diante de tudo isso, o setor de transportes tenta manter-se otimista, já que conta com inovações importantes que têm ajudado a tornar as operações menos onerosas e ainda, em muitos casos, auxilia no crescimento de mercado. Dado que, as implementações de tecnologias são cruciais para uma logística eficiente e especialmente, para atender as demandas do transporte rodoviário de cargas com altos pedidos do comércio eletrônico e entregas cada vez mais urgentes. 

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir veja quais são as perspectivas para o transporte  rodoviário de cargas no Brasil em 2022. Confira:

O transporte rodoviário de cargas no Brasil

O transporte rodoviário de cargas no Brasil é o mais utilizado entre todos os modais, sendo mais de 65% de atuação no setor, e acredita-se que a tendência é que cresça ainda mais a movimentação de mercadorias feitas por meio dele. Só para se ter uma ideia, o país possui mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, o que o torna o 4º maior do mundo em extensão territorial, além do que, sua frota nacional é formada por cerca de 3 milhões de caminhões.

No entanto, a infraestrutura não é suficiente e adequada para que o mesmo seja realizado com efetividade, sendo então necessário que as próprias empresas invistam em formas de melhorias operacionais visando garantir que as entregas cheguem até os clientes em perfeitas condições. 

Neste contexto, para enfrentar essas adversidades, são vistas como oportunidades de crescimento para 2022:

Planejamento para obter eficiência nas entregas

O setor logístico é componente fundamental da economia brasileira, ainda mais porque trata-se de um dos maiores gastos neste setor no mundo. De modo geral, os custos logísticos são elevados pelo transporte rodoviário de cargas em seus trajetos de longas distâncias e falta de qualidade na infraestrutura das rodovias e em alguns casos pela falta de integração do fluxo logístico. 

Dessa forma, e com aumento das vendas online que têm mantido o mercado aquecido, é primordial que haja um planejamento a fim de obter maior eficiência das entregas. Ainda mais que esta etapa é considerada a mais relevante para assegurar a ótima experiência de compra do cliente. Por isso, é recomendável o uso de telemáticas com intuito de conectar diferentes dados de diferentes fontes e assim visualizar de forma estratégica a otimização dos processos. 

Tecnologia: visão 360º do negócio e processo automatizados

A implementação de ferramentas tecnológicas facilitam a integração dos departamentos que atuam com transporte de cargas. Além do mais, proporciona a visão 360° de todo negócio, o que resulta na identificação de quais são os pontos que precisam ser melhorados. Logo, a empresa otimiza suas operações e passa a tomar decisões mais assertivas. 

Já com relação a automatização dos processos, reduz-se o tempo com trabalhos manuais, o que propicia à empresa direcionar ações mais estratégicas, como fortalecimento da relação com clientes e fornecedores.

Regulação e fiscalização rodoviária 

Com a entrada do Documento Eletrônico de Transporte (DTE) e o aumento da fiscalização sobre os fretes, o não pagamento do vale-pedágio e recolhimento do INSS para os caminhoneiros, são considerados pontos positivos para o setor. Pois, a partir disso, todas as empresas que não estavam operando conforme a lei, estão realizando os ajustes necessários. 

Além disso, o DTE e as propostas do governo de abrir informações para a cadeia, tem permitido maiores inovações no que concerne à oferta de serviços financeiros e outros para os caminhoneiros.

Digitalização do mercado de fretes

Considerado uma tendência importante nos últimos anos, a digitalização dos fretes refere-se à contratação por meio de plataformas digitais. Sendo assim, é vista principalmente como solução para as transportadoras que atendem demandas referentes ao comércio eletrônico, deliverys e outros. 

Só para exemplificar, segundo um estudo realizado pelo FreteBras mostra quais são as rotas do país com maior demandas de fretes digitalizados nos setores de agronegócio, indústria e construção civil. Deste modo, no período pesquisado, a maior movimentação de cargas do agronegócio foi entre São Borja e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com 1.453 fretes.

Já entre os produtos industrializados, a rota mais utilizada foi entre Curitiba, no Paraná, e São Paulo, com 1.072 fretes. E no setor de construção civil foram 2.514 fretes, a maioria realizada entre Arcos, em Minas Gerais, e Piracicaba, em São Paulo.

Expectativas para 2022

Mesmo com as adversidades, há expectativa considerável para 2022, ainda que moderadas, são otimistas. Isso porque, as empresas do setor de transporte rodoviário de cargas esperam uma recuperação maior da economia e consequentemente no consumo dos brasileiros, por isso, o cenário do setor tem feito previsões mais animadoras. 

Diante disso, as empresas do setor têm respirado mais aliviadas em 2022 e superados os desafios recentes, sobretudo, por meio do uso de inovações tecnológicas que agregam valor às operações do transporte rodoviário de cargas.

A Overfast Logística & Transportes é uma empresa especializada, há mais de duas décadas no transporte rodoviário, na distribuição e armazenagem de cargas.

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