O monitoramento em tempo real é uma ferramenta crucial para aumentar a segurança e eficiência das operações logísticas.
O monitoramento em tempo real é uma ferramenta importante, a qual tem como objetivo aumentar a segurança das operações logísticas. Isso porque, a partir do uso de tecnologias avançadas permite que adversidades ocorridas durante o processo, sejam facilmente identificadas de forma imediata e, por conseguinte, propicia ações rápidas a fim de minimizar riscos e evitar possíveis prejuízos.
Dessa maneira, a Overfast aborda como o monitoramento em tempo real aumenta a segurança das operações logísticas.
O que é monitoramento em tempo real nas operações logísticas?
A ferramenta conhecida como monitoramento em tempo real, trata-se do processo de acompanhar e analisar continuamente as atividades logísticas e como elas acontecem.
Geralmente, isso é feito por meio do uso de tecnologias com intuito de acompanhar, em tempo real, a localização, o status e o desempenho de veículos, cargas e operações dentro da cadeia logística. Sendo assim, permite que empresas tenham visibilidade total sobre seus processos, melhorando a segurança, a eficiência e a tomada de decisões.
E como funciona?
O monitoramento em tempo real utiliza várias tecnologias, como:
GPS e telemetria – Para rastreamento de veículos e análise de desempenho dos motoristas.
IoT (Internet das Coisas) – Sensores que monitoram temperatura, umidade e abertura de cargas.
Câmeras e IA – Serve para identificar comportamentos inseguros e prevenir incidentes.
Softwares de gestão (TMS e WMS) – Os quais integram e analisam os dados coletados.
Além disso, o monitoramento é uma ferramenta que impacta positivamente na segurança, a partir das seguintes formas:
Monitoramento de condições da carga
De modo geral, os sensores de monitoramento verificam aspectos como temperatura, umidade e impacto, garantindo a integridade de produtos sensíveis (alimentos, medicamentos, eletrônicos). Assim como, realiza alertas para situações que possam comprometer a qualidade da carga.
Prevenção de roubos e fraudes
O rastreamento por GPS e sensores IoT proporcionam a identificação de desvios de rota não autorizados. Com isso, são gerados alarmes automáticos que podem ser ativados em caso de abertura indevida da carga ou parada não programada.
Gestão do comportamento dos motoristas
Essa tecnologia também monitora a velocidade, frenagens bruscas e tempo de direção a fim de minimizar riscos de acidentes. Logo, permite feedback em tempo real para motoristas, promovendo a condução segura e redução de custos com manutenção e sinistros.
Maior eficiência operacional
Acompanhamento do status da frota possibilita tomada de decisão hábil diante de problemas, como congestionamentos ou condições climáticas adversas. Dado que, rotas podem ser ajustadas com intuito de evitar atrasos e reduzir custos com combustível.
Resposta rápida a incidentes
É possível ainda, realizar a detecção de paradas não autorizadas ou tentativas de roubo, além de promover a comunicação imediata com autoridades e equipes de suporte e a possibilidade de acionamento remoto de bloqueios em veículos.
Portanto, o monitoramento em tempo real é uma ferramenta riscos, otimiza a segurança e melhora a eficiência operacional, tornando as operações logísticas mais confiáveis e lucrativas