O transporte no setor de varejo desempenha um papel essencial na cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos se movimentam eficientemente da origem para o destino final, onde, na maioria das vezes, passam por vários estágios intermediários.
Essa atividade logística está diretamente relacionada ao comercial que são as lojas de varejo e que vendem para o consumidor final. Assim, diante de clientes cada vez mais exigentes e mercado competitivo, investir em uma logística de varejo eficaz é uma demanda considerada urgente. E, devido a isso, a etapa do transporte de mercadorias é um ponto que precisa sempre ser melhorado.
Sendo assim, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte para o setor de varejo. Confira:
Sobre a logística de varejo
O transporte de varejo e distribuição nada mais é que aquele que se responsabiliza pela disponibilidade de produtos em estabelecimentos comerciais, como supermercados e lojas dos mais diversos segmentos.
Dessa maneira, a finalidade dessa logística é assegurar que o consumidor tenha acesso à mercadoria que deseja e no momento que precisar.
Contudo, mesmo que essa atividade pareça extremamente operacional, a logística de varejo também ajuda na construção da imagem que o cliente tem da empresa.
Exemplo disso, é quando os consumidores vão aos supermercados em busca de alguns produtos, ou que esteja precisando e não o encontrou. Logo, os consumidores podem entender isso como descaso da empresa e, com isso, servir de estímulo para que procurem a concorrência.
Afinal, como a logística de varejo funciona?
A logística é fundamental para que o mundo funcione adequadamente. Dado que, ela está presente em praticamente tudo, isto é, qualquer coisa que consumimos, os quais são chegam à população , por conta da logística.
Só para exemplificar, uma matéria prima é transportada de sua fonte até a indústria, que é a responsável por fabricar os bens de consumo. Assim sendo, após fabricados, esses produtos irão abastecer o comércio varejista, e entrarão em ação a logística de varejo.
A partir disso, entende-se que essa modalidade faz parte de todo o processo pelos quais os produtos passam até chegar às lojas, abrangendo atividades como transporte, distribuição e armazenamento.
Qual o papel das transportadoras na estratégia logística?
Em qualquer tipo de operação, as transportadoras representam basicamente o elo entre os produtos de uma empresa e o acesso a elas por parte dos clientes. Desse modo, suas funções no processo de entrega de cargas contemplam a garantia da integridade dos produtos e entregas no prazo, contribuindo significativamente para a satisfação dos clientes.
Além disso, as transportadoras têm como função oferecer às empresas um serviço de entrega com qualidade e com o preço justo, proporcionando resultados eficientes. Por essa razão, o processo de distribuição e entrega de mercadorias no varejo só é considerado positivo quando as transportadoras conseguem atender as expectativas dos consumidores finais e das empresas envolvidas no processo.
Qual o papel do transporte na logística de varejo?
De modo geral, na maioria das etapas da logística de varejo, tem-se o transporte, na qual se dedica à movimentação das mercadorias. É nesta etapa que acontece a distribuição e entrega dos produtos.
Logo, esse é o departamento que fica responsável pela entrega dentro do prazo estimado, pela segurança das mercadorias durante o percurso e pela redução dos custos envolvidos, dentre outros fatores.
Neste sentido, para garantir uma boa execução do transporte para o setor de varejo é necessário os seguintes aspectos:
- Roteirização e otimização das entregas, viabilizando redução de custos com combustível, e bem como a agilidade e segurança das mercadorias;
- Otimização do interior dos veículos para assegurar a acomodação da carga de modo que seja possível otimizar o espaço, sem que haja avarias nos itens;
- Qualificação de motoristas e demais profissionais envolvidos no transporte e manuseio desses materiais;
- Uso de veículos adequados, especialmente quando se tratar de transporte de produtos perecíveis, como alimentos perecíveis, congelados e de alto valor agregado.
Portanto, nota-se que o transporte no setor de varejo é uma parte essencial da cadeia de suprimentos, e a eficiência nesse processo impacta diretamente a satisfação do cliente, os custos operacionais e a competitividade no mercado.
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