Transporte de cargas de lotação: como funciona e suas principais características 

Thursday, 22 September 2022

A carga de lotação refere-se a uma das modalidades de transporte bastante conhecida e utilizada nas operações de grande porte. Dado que, gera diversas vantagens quando o assunto é gestão de transporte de cargas. Com relação às transportadoras, consideram uma operação relevante, já que permite a melhoria no atendimento e entrega devido a sua característica de exclusividade. 

Posto isso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de cargas de lotação e suas principais características. Acompanhe:

O que é carga de lotação?

Também conhecido como carga fechada, a modalidade de lotação é direcionada para mercadorias que ocupem todo espaço do veículo, e que pertencem a uma única empresa e são destinadas a um endereço específico. Dessa forma, não são feitas entregas ao longo do percurso, somente no destino final, assim possibilita que haja agilidade e pontualidade na entrega, bem como maior segurança e organização. 

Ademais, esse tipo de operação exige que as transportadoras atendam várias empresas ao mesmo tempo, por meio de uma frota ampla e diversificada. Por isso, é necessário um bom planejamento estratégico que avalie os objetivos de cada operação. 

Como funciona o transporte de cargas de lotação?

De modo geral, a carga de lotação é utilizada para empresas de grande porte. Sendo esta uma modalidade no qual o caminhão é usado exclusivamente para atender um único cliente.  Em vista disso, a operação é indicada diante das seguintes situações:

  • Quando o volume de mercadorias a ser transportado é suficiente para lotar o veículo;
  • A mercadoria em questão possui características que indicam a necessidade de transporte exclusivo, como por exemplo, produtos tóxicos ou perigosos, mesmo que neste caso não complete todo espaço do caminhão;
  • Demanda de entrega urgente e exclusiva;
  • Itens transportados que não passarão por paradas, embarque, desembarque ou processo de manuseio, em que a carga sai direto da fábrica ou armazém para o destino final. 

Principais características do transporte de lotação

Todo embarcador antes de contratar um serviço de transporte de cargas avalia fatores, obstáculos e riscos no intuito de entender qual atende melhor às suas necessidades. Neste contexto, em algumas situações, o transporte de cargas de lotação costuma ser o mais indicado principalmente por conta da sua agilidade e segurança. Devido a isso, entre as principais características desta modalidade podemos destacar:

Exclusividade do veículo

Ao contratar este serviço, será preparado e reservado ao embarcador um caminhão de forma exclusiva conforme os requisitos de sua mercadoria. Por essa razão, as transportadoras precisam de uma ampla frota de veículos que vise atender demandas distintas. 

Agilidade na entrega

Geralmente na carga fechada, a rota definida é de acordo com a localização do cliente. Isso porque, não existem atividades intermediárias, assim a carga é embarcada e retirada somente no cliente, resultando assim em menos tempo de operação. Logo, todo processo ocorre de maneira rápida e segura. 

Relação custo-benefício

Quando um cliente possui demanda com a capacidade de lotar o compartimento do veículo, a carga de lotação oferece o melhor custo-benefício. Isso ocorre por causa da economia gerada com:

  • Consumo de combustível;
  • Ociosidade do veículo;
  • Mão-de-obra e ferramentas para lidar com atividades intermediárias;
  • cobrança de algumas tarifas.

Organização

Nessa operação de transporte de cargas, há um cuidado maior com a arrumação interna do veículo. Como as mercadorias precisam preencher todo espaço, a organização é melhor desenvolvida.

Vantagens da carga de lotação

Assim como ocorre em todas as operações de transporte de cargas, há vantagens específicas relacionadas a modalidade de lotação, tais como:

Praticidade na negociação: Por se tratar de um processo onde todo espaço é ocupado por mercadorias de um único cliente, a negociação costuma ser muito mais prática.

Redução no risco de avarias: Já que não há paradas, pois o destino é um só, o risco com avarias de mercadorias é praticamente nulo.

Agilidade e pontualidade na entrega: Conforme mencionado anteriormente, como a carga é enviada para um endereço em específico, o caminhão é carregado e as mercadorias só são retiradas no destino final. Por conseguinte, garante maior agilidade na entrega e ainda conta com a pontualidade, visto que não requer paradas para realização de outras entregas.

Maior segurança:  Como a mercadoria é enviada para um único endereço, isso reduz consideravelmente o risco de roubo de cargas, furtos ou extravios, uma vez que elas ficam menos expostas à ação de bandidos.

Portanto, o transporte de cargas de lotação é uma das operações mais importantes do modal rodoviário. Nota-se que suas características permitem que mercadorias em grandes volumes sejam transportadas ou ainda com exclusividade, por exemplo. 

A Overfast Transporte e Logística, disponibiliza a modalidade de carga de lotação, destinada às operações de maior porte para todo Brasil. Nesse tipo de transporte, as mercadorias ocupam toda capacidade do veículo. 

Dúvidas?

Fale com nosso time de expecialistas