Saiba mais: Tecnologia como diferencial competitivo no transporte de cargas

Friday, 5 November 2021

Certamente o transporte de carga é um setor que exige melhorias e inovações constantemente, visto que lida com entregas de mercadorias para clientes e consumidores finais. Em função disso, é preciso assegurar que os serviços prestados sejam executados com eficiência, qualidade e segurança. 

Posto isso, a tecnologia é fator essencial para otimizar os processos rotineiros do transporte de cargas. Isso porque, a partir dele há uma melhoria significativa e traz inovações para o setor, resultando então em importante diferencial competitivo.  Assim também, são gerados diversos benefícios, os quais contribuem para o crescimento do mercado logístico. 

Neste contexto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir explicaremos sobre como a tecnologia torna-se um diferencial competitivo no transporte de cargas. 

Tecnologia no transporte de cargas

Primeiramente, as transportadoras que implementam recursos tecnológicos em seus processos, em geral, torna-os padronizados, uma vez que isso resulta em redução de custos e de possíveis erros.

Ademais, facilita a análise de dados, pois, este setor lida com muitas informações diariamente, seja de clientes ou de consumidores finais. Além de permitir a execução de várias tarefas automaticamente, por consequência as equipes se tornam cada vez mais produtivas.

Sendo assim, existem atualmente múltiplas tecnologias como por exemplo, os sistemas de gerenciamento de transporte, rastreamento e monitoramento, roteirização, gerenciamento de armazéns,  dentre outros. 

Sistema de gerenciamento de transporte

Esta é uma ferramenta que tem por objetivo o controle de desempenho de cada fase envolvida no processo logístico por meio de informações em tempo real, como o GPS. Logo, auxilia no gerenciamento das frotas de veículos e de fretes, sendo então uma das principais formas de se obter custo-benefício. 

Rastreamento e Monitoramento

O rastreamento e monitoramento, são os sistemas mais conhecidos e também os mais utilizados pelo transporte de cargas. Neste sentido, a sua implementação garante importantes resultados benéficos, tais como:

  • Entregas mais ágeis e seguras;
  • Aumento da credibilidade e confiança com o consumidor;
  • Redução de reclamações dos clientes;
  • Possibilidade de programação das entregas;
  • Controle da empresa sobre suas mercadorias e entregas.

Roteirização

A saber, o planejamento de rotas é uma estratégia bastante utilizada no transporte de cargas, visto que reduz o prazo de entrega e ainda garante rotas mais seguras e com menor custo. Com isso, otimiza o trajeto de entrega a partir das melhores alternativas rotas relacionadas ao destino final. 

Sistemas de gerenciamento de Armazéns

O sistema de gerenciamento de armazéns é uma tecnologia crucial nos processos internos como no caso da administração, do controle e organização do estoque. Deste modo, apoia pontos como fluxos de entrega, estocagem, separação e expedição da mercadoria, além da localização dos produtos no armazém, e outros. Por isso, há uma melhoria na qualidade do transporte e aumento na satisfação dos clientes.

Gestão de relacionamento com o cliente

A gestão de relacionamento com o cliente funciona para encontrar as melhores oportunidades de negócios junto aos clientes. Mas especificamente, trata-se de uma ferramenta comercial, que ajuda na definição de métodos e processos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Internet das coisas – IoT

Essa tecnologia quando aplicada na logística resulta em melhorias nos procedimentos, como em máquinas e aparelhos interligados à conexão da internet. Assim sendo, permite uma comunicação entre si de forma online, por esse motivo, cria-se uma rede de troca de informações automática e veloz.  

Tecnologia como diferencial competitivo no transporte de carga

Como vimos anteriormente, a tecnologia pode ser implementada em diversas etapas das operações do transporte de cargas, e por essa razão, torna-se um diferencial competitivo cada vez mais crucial. Devido a isso proporciona ganhos importantes em eficiência e qualidade, além de automatizar processos, tarefas e fluxos de informações que costumeiramente são complexos.

Além do mais, gera outras vantagens como o fornecimento de maior integração à cadeia de suprimentos, busca de melhoria na experiência do cliente, redução de custos e melhora do controle de estoque.

Portanto, a tecnologia no transporte de carga é um fator primordial para as transportadoras que precisam se diferenciar no mercado e que buscam crescer. Dado que ao implementar esses recursos a empresa ganha em inovação, melhorias nos processos e competitividade, por isso é considerado uma necessidade real do setor. 

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