Entenda como realizar o armazenamento de cargas eficaz

quinta-feira, 16 dezembro 2021

Nas etapas do processo logístico, dispor de um bom armazenamento é crucial, já que trata-se da parte de estocagem, onde exige-se cuidados específicos conforme a necessidade de cada mercadoria. Neste sentido, a fase da armazenagem tem como objetivo o acondicionamento das cargas a fim de proteger e preservar a sua integridade, com isso, assegura maior eficiência e qualidade nas operações.

Desse modo, os cuidados na estocagem são essenciais para evitar erros que possam ocasionar danos ou avarias nas mercadorias. Por esse motivo, deve-se realizar o armazenamento adequado seguindo as especificações de cada produto, assim, haverá maior controle do estoque e evitará possíveis prejuízos. 

Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir entenda como realizar o armazenamento de cargas eficaz. Confira:

Identifique as cargas

O primeiro passo para garantir um armazenamento eficaz é conhecer e identificar as cargas, visto que assim facilitará organizar e acondicionar devidamente cada uma. Além disso, entenderá melhor sobre as suas características e quais os cuidados necessários durante a armazenagem. 

Sendo assim, materiais inflamáveis, radioativos, substâncias tóxicas, corrosivas e com alto nível de perecibilidade, são armazenados separadamente de acordo com as medidas de segurança. Além do que, existem também as cargas perigosas que necessitam de cuidados redobrados, pois sua composição coloca em risco a integridade dos colaboradores. 

Reserve e controle os espaços vazios

Recomenda-se que os espaços nos armazéns sejam reservados e controlados a fim de organizá-los corretamente. Desta maneira, as mercadorias são organizadas conforme as características, como o peso, temperatura, tolerância a luz, manuseio, toxicidade, dentre outros. Logo, com os espaços reservados, a separação dos materiais garante o controle e evitam-se falhas. 

Assim também, com o controle dos espaços vazios nos armazéns, evita desperdícios das áreas funcionais e financeiras. Em função disso, aumenta a eficiência no setor, visto que aproveitam devidamente os espaços no centro de distribuição, uma vez que utiliza-se os espaços que sobram para guardar outros materiais. 

Posicionamento estratégico das cargas

O armazenamento exige que as cargas sejam posicionadas estrategicamente com a intenção de facilitar a movimentação. Devido a isso, facilita na identificação de cada item, além do ganho em redução de tempo e energia durante o manuseio. Assim sendo, o posicionamento é dividido por peso, tamanho, necessidades com acondicionamento, taxas de uso, índices de reposição, tempo de ressuprimento, entre outros. 

Sinalização e avisos

Em relação à sinalização e avisos são fundamentais para auxiliar no manuseio e acondicionamento correto de cada mercadoria. Além do mais, garante a segurança dos funcionários envolvidos no processo de estocagem e movimentação das cargas, por consequência, reduz custos e evitam-se avarias. 

Neste contexto, é importante que os avisos e as sinalizações estejam visíveis a todos, a fim de que consigam acessar e movimentar as cargas de maneira mais rápida. Caso contrário, podem ocorrer acidentes que comprometam a integridade física tanto das cargas, quanto dos profissionais. 

Embalagens

Outro fator considerável são as embalagens, pois é primordial certificar se estão em perfeitas condições, e assim, assegurar a proteção e conservação da integridade das cargas. Isso porque, é por meio das embalagens que identificam-se o conteúdo dos produtos, rótulos e informações gerais. Como resultado, garante melhor movimentação das mercadorias e reduz os riscos à exposição que prejudicam as condições de uso. 

Tecnologia e equipamentos 

A saber, o uso de tecnologias e outros equipamentos ajudam os processos de armazenagem tornando-os automatizados. Com isso, simplifica os processos, além de gerar benefícios como a facilidade na identificação dos produtos, redução de riscos e obtenção dos números relacionados à quantidade de mercadorias armazenadas. Ainda assim, a garantia de mais segurança, qualidade e agilidade no controle dos armazéns e nas tomadas de decisão, consequentemente isso resulta em transparência das operações.

Portanto, para realizar o armazenamento de cargas eficaz é necessário seguir essas e outras recomendações fundamentais para o setor. A partir disso, assegura que as mercadorias sejam conservadas corretamente, mantendo sua integridade e evitando possíveis prejuízos ou até mesmo perdas.

Dúvidas?

Fale com nosso time de expecialistas