Entenda a importância do atendimento personalizado e seus benefícios nas operações logística

Wednesday, 24 August 2022

Adotar o atendimento personalizado nos serviços logísticos é um importante diferencial competitivo para os negócios. Dado que, prestar um bom serviço e fidelizar os clientes, não é uma tarefa fácil, envolve diversos desafios e fatores que visam compreender melhor as demandas e resolver questões que surgem ao longo do processo.

Devido a isso, o cliente quando entra em contato com a empresa, espera receber um atendimento claro e eficiente. Logo, muitas são as empresas que buscam melhorar essa experiência por meio de um atendimento mais direcionado às suas necessidades, a fim de aumentar a chance de conquistá-los e assim manter uma relação mais duradoura. 

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, confira a importância do atendimento personalizado e seus benefícios nas operações logísticas. Acompanhe:

Como funciona o atendimento personalizado?

De modo geral, o atendimento personalizado é um assunto abrangente. Por isso, a sua definição é entendida como aquela que procura oferecer soluções ao seu público conforme seus problemas e expectativas. Ou seja, o atendimento personalizado evidencia o cliente como ser humano com dores e vontades a serem supridas e não somente mais um número no faturamento da planilha da empresa. 

O atendimento personalizado na logística

As empresas do setor logístico mantém contato constante com seus clientes, tendo isso então como finalidade a solução das adversidades, os quais possam desenvolver uma relação de confiança. Desse modo, é crucial que as empresas tenham como base a excelência no atendimento. 

Neste sentido, recomenda-se a utilização de diferentes tipos de abordagens de atendimento, para diferentes públicos. Por conseguinte garante-se uma relação saudável, não apenas com os clientes, mas também com os parceiros, fornecedores e ainda, com foco nos clientes dos seus clientes. 

A importância dessa estratégia

O atendimento personalizado é importante principalmente porque se trata de uma estratégia para conquistar e fidelizar clientes. Dado isso, é preciso que as empresas busquem formas de diferenciação no mercado cada vez mais competitivo.

Em razão disso, um passo crucial é compreender as mudanças significativas do perfil e dos hábitos de consumo dos clientes, por meio da coleta e análise de dados. Lembrando que com a popularização da internet, as pessoas estão imediatistas, exigentes e críticas.

Sendo assim, esse tipo de atendimento surgiu para compensar os desafios impostos por cada perfil do consumidor. Segundo uma pesquisa recente, realizada em mais de 15 países, incluindo o Brasil, 80% dos entrevistados consideraram que a experiência oferecida por uma empresa é tão importante quanto a qualidade do serviço prestado.

Como personalizar o atendimento na logística?

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o atendimento personalizado é um conjunto de práticas o qual deve constituir à razão, missão e visão da empresa, sendo considerada estratégia fundamental para prospecção e retenção de clientes. Diante disso, algumas das principais práticas de abordagem dessa estratégia são:

Empatia 

A empatia é a capacidade emocional de se colocar na posição do outro com a intenção de entender suas necessidades. A partir disso, no atendimento é preciso conhecer e compreender os problemas do cliente para solucioná-los, o que torna cada necessidade única.

Resposta rápida aos clientes 

É interessante estar sempre disponível para atender os clientes. O que isto significa? que eles requerem tratamento que demonstre prioridade, atenção, respeito e cordialidade. Por esse motivo, foque nas respostas através dos meios de comunicação e diminua ao máximo o tempo de espera. 

Humanização no atendimento

A humanização é um conceito que surgiu em resposta aos efeitos causados pela automatização das operações empresariais. Isso porque, os clientes gostam de serem chamados pelo nome, receber atenção e abordagem amigável. 

Conheça o cliente

Para que essas práticas sejam adequadamente efetivadas, é indispensável conhecer bem o seu cliente. Dessa forma, é necessário contar com ferramentas de coleta e análise de dados do seu público, o qual permitirá entender quais são os seus desejos, necessidades, problemas e interesse.

Quais os benefícios do atendimento personalizado na logística?

Além de ser um diferencial competitivo essencial para se destacar no setor logístico, a adoção dessa estratégia resulta em benefícios diversos. Tais como:

Melhora no relacionamento com os clientes

O cliente quando tratado de forma única, percebe maior valor à marca, o que certamente aumenta sua satisfação em relação aos serviços oferecidos. Pois, ele entenderá que naquela empresa há maior chance de suas necessidades serem atendidas com eficiência e qualidade.

Fidelização

Considerada uma das maneiras mais eficientes de fidelizar clientes. A personalização do atendimento assegura que eles voltem a comprar as soluções da empresa, bem como espalhem positivamente sobre os seus serviços, o famoso boca-a-boca.

Diferenciação no mercado logístico

Não basta apenas oferecer soluções com bom preço e produtos de qualidade para garantir uma boa relação com os clientes, uma abordagem amigável e personalizada faz toda a diferença. Logo, as empresas que disponibilizam um tratamento mais detalhado e específico, adquire diferenciação competitiva de seus principais concorrentes.

Aumento nas vendas

Um dos objetivos primordiais do negócio são as vendas. E essa estratégia geralmente resulta na volta do cliente para realizar uma nova aquisição dos seus serviços. Por essa razão, este é um investimento mais rápido, barato e seguro, visto que mantém aqueles clientes que já conhecem os seus serviços. 

Ademais, há outros benefícios que podemos destacar:

  • Aumento no número de prospecção de clientes;
  • Engajamento dos clientes com a sua marca;
  • Atendimento escalável;
  • Aumento no fluxo de caixa;
  • Agilidade;
  • Assertividade das soluções;
  • Confiabilidade;
  • Aumento na produtividade; e
  • Redução de falhas.

Portanto, nota-se que o atendimento personalizado na logística é uma estratégia que visa conquistar e fidelizar clientes. Além do mais, este é o caminho para que as empresas do setor consigam crescer e se diferenciar no mercado, assim garantir operações mais efetivas. É uma prática complexa e que exige cuidados específicos, porém com resultados satisfatórios. 

A Overfast Logística e Transportes, é uma empresa com atendimento e soluções personalizadas, pois nos dedicamos a resolver qualquer demanda de transporte que o cliente apresente, como operações noturnas e até aos finais de semana. 

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